Notas líticas de passagem
Projeto de acervo aberto de forma permanente desenvolvido na Residência Artística Internacional Comunitaria 2018 | El Triunfo | Lincoln | Argentina | 2018 -
Este trabalho é composto de duas partes: uma apresentada dentro e outra fora do Museu Histórico, Arqueológico e de Ciências Naturais de El Triunfo. Dentro, um mobiliário composto de quatro prateleiras reúne rochas cristalinas e opacas doadas pelo moradores e pessoas de passagem por El Triunfo. Sendo um arquivo manuseável, sem um ordenamento formal e uma classificação definitiva, este conjunto está em aberto e dado à experimentação. Uma caneta laser fica disponível neste móvel para que os visitantes façam observações luminosas deste acervo geológico.
Do lado de fora, há um outro conjunto de rochas empilhadas ao modo de um princípio de apacheta – um volume de rochas organizado em um formato cônico, que os povos andinos originários faziam na natureza para sinalizar o caminho, delimitar o território e também celebrar seus deuses. Os dois conjuntos apresentados (dentro e fora do museu) estão permanentemente em aberto para novas doações. Com uma forma própria de montagem, apresentação e experiência, cada um dos conjuntos se encontra permeado por inúmeras relações e está suscetível a ser ampliado ou desaparecer entre os fluxos dos movimentos históricos, sociais e institucionais nos quais se inserem e se relacionam.