MOTIM // MITOM
Instalação multimídia ativada por ação performativa | MMF - Memorial Meyer Filho | 07 a 19 de junho de 2018 | Florianópolis . SC
Uma exposição, relato de pesquisa, fluxo de atelier, uma instalação multimídia ativada por ação performativa envolvendo as urgências e atemporalidades da palavra "motim", e sua flexão inversa (mitom).
MOTIM // MITOM integra os movimentos da pesquisa ARQUIPÉLAGO, na qual as histórias das águas se confundem com as histórias das terras.
Este conjunto de trabalhos transita entre dois movimentos ou estados de ativação. Poderia também ser dito que a exposição apresenta um exercício de looping ou sampling sobre a palavra motim, assim como percorre de forma cíclica noções de verso e reverso, dia e noite, claro e escuro, silêncio e estrondo, urgência e suspensão, enquanto evoca as mitologias dos motins a se levantar por terras e águas. As articulações de linguagens, materiais e dados simbólicos também aludem para duas percepções de tempo e experiência social, um primeiro momento é coletivo, urgente e sincronizado, para depois reverberar em movimentos mais independentes, autônomos e até mesmo solitários pelo espaço expositivo.
Na abertura da exposição, ao primeiro sinal sonoro do vídeo foi acionado o hasteamento das nove bandeiras. De uma visão frontal da sala, da esquerda pra direita, elas formavam a palavra motim, com o "m" final ao fundo da sala disparando também o início de uma nova formação desta palavra. Ainda a partir da parte frontal da sala, poderia ser feita uma outra leitura, da direita pra esquerda, surgindo assim a palavra "mitom", também duas vezes sinalizada neste percorrer de leitura.
((( versão compacta do vídeo com 46 s )))
O verso de cada bandeira hasteada apresenta uma imagem do código náutico internacional de comunicação, correspondente a cada sinal gráfico visto da parte frontal da sala de exposição.
São estas letras e imagens que se sobrepõem no vídeo acompanhadas de um sinal sonoro de código morse, que transmite repetidamente a mensagem:
( ( ( ... m.o.t.i.m ... m.o.t.i.m ... m.o.t.i.m ... ) ) )