
Cerâmica para emanação
instalação, ação performativa e proposição relacional | cerâmica, carvão vegetal, couro, cordelete de poliéster, cordão de algodão e plantas diversas | 2023
Esta série de peças cerâmicas conferem lugar, tempo e abrigo a uma constelação infinita de possíveis relações entre aromas, gestos, saberes e encantamentos em torno do fogo, das plantas e suas combinações de fumaças.
De forma solitária ou coletiva, essas peças cerâmicas foram feitas para manter e cultivar pequenos braseiros acesos, guardando vestígios da presença ritualística do fogo junto à casa ou espaço expositivo.


Série 'Cerâmica para emanação' | 2023 | cerâmica, carvão, cinza, couro, cordão de algodão, cordelete de poliéster, tinta acrílica, compensado naval e incensos feitos com diversas plantas | Dimensões: 227 x 25 x 25 cm


Durante a exposição coletiva ‘Origem’ (São Paulo/2023) foram apresentados dois conjuntos instalativos, que, em momentos diferentes da mostra, foram ativados por uma ação performativa e uma proposição relacional.
Na abertura, a ação performativa envolveu o compartilhar com os presentes a queima de incensos feitos com algumas plantas que me acompanham em casa, misturadas à outras que recolho em caminhos que adentram praças, pátios, calçadas e os matagais mais fechados.


Em outra ocasião, foi apresentada uma proposição relacional que mobilizava o público presente em torno de algumas possibilidades de ativação da obra. Nesta proposição, misturando ramos de diversas plantas em meio à conversas e aromas, quem esteve presente foi convidado a preparar seus próprios incensos para queimarmos junto à obra ou para levar para casa, guardando assim um emaranhado de novas (ou renovadas) memórias atravessadas por plantas, fogos, fumaças e pela arte.


